participe deste Blog

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

6º dia da Semana Nacional continuação






O dia foi Rico em informações caros leitores, por isso não tive como não dividir as informações que foram muitas.

2º Palestrante : WANYA LEITE - GRUPO BATE PAPO AMIGOS DE AUTISTAS / AAPA

Como amiga da Wanya venho ressaltar sua excelente apresentação, mesmo percebendo o tremor de emoção em sua voz cada vez que entrava no ambito emocional, mesmo porque somos nada mais nada menos que Humanos, cheios de sentimentos e principalmente o inicio de seu discurso foi com a apresentação do Grupo Bate Papo amigos de autistas que é um projeto idealizado por ela e que hoje com quase 3 anos começa a dar seus frutos, e isso com certeza é como ver um filho crescendo também.
Falou da coragem de fazer diferente, de não se deixar freiar quando o medo se instala, e principalmente da aceitação familiar o buscar conhecimento de cada deficiência/dificuldade, seja ela qual for.
"CORAGEM PRA MIM NÃO É O CONTRÁRIO DE TER MEDO; E SIM QUEBRAR AS SUAS PRÓPRIAS BARREIRAS E NÃO ACEITAR FICAR APÁTICA(O) DIANTE DO DESCONHECIDO." Wanya Leite.
"O ser humano tem que mudar inicialmente a si mesmo, para depois se iniciar a quebra dos paradigmas existentes, a inclusão é também enxergar os deficiêntes como pessoas capazes de prosseguir, de descobrir as habilidades de cada um e coragem pra mudar a si mesmo."

3º Palestrante: DANIELA MARQUES DA SILVA CARDOSO - SEMDPDEF

Iniciou-se o discurso da secretária com as recomendações da Prefeita Sheila Gama, que por deveres junto a prefeitura não pode comparecer ao evento, mas que conforme solicitado pela secretaria repassou as respostas do Forum de 2010.
Apresentação em power point, das pessoas que quebraram as barreiras e que hoje tem seus nomes Fincados na história Mundial.
Foi apresentado as estimativas do Censo 2000, mas também a resposta com referência a Nova Iguaçu,e que leva ao primeiro projeto da secretaria que neste mês completa apenas 3 meses de criação, mas que com a participação de todos os secretários está progredindo em várias atuações, como o inicio do Censo Municipal onde a secretaria pretende cadastrar todas as pessoas moradoras do municipio que tem deficiencia. Foi apresentado a listagem de projetos emergencias e que na medida que forem progredindo serão apresentados e reforçados.
Daniela focou na colaboração de todos os representantes sejam eles governamentais,institucionais ou da sociedade civil. " O PROGRESSO DA SECRETARIA OU DE QUALQUER PROJETO SE DEVE TAMBÉM A COLABORAÇÃO DE CADA UM, SOZINHOS NAO TEREMOS COMO FAZER NADA, CADA UM DEVE FAZER A SUA PARTE,E JUNTOS FAREMOS AS MUDANÇAS ACONTECEREM." Daniela M.V.Silva.
O fechamento do Evento foi com grande emoção assim como começou, Foi apresentado, sendo uma escolha da própria Daniela, um vídeo com o músico Tony Melández, no qual emocionou a todos os presentes, pois Tony é tambem um exemplo de superação e sua mensagem com certeza mecheu com todos os presentes, posso falar por mim nesse momento, Se algum dia eu achar que não consigo fazer algo novamente, pode ter certeza que a primeira coisa que vou me lembrar será da Ida Beatriz, do Tony Melández, da Dona Maria (repres,GADEFI), e tantos outros que estou convivendo ultimamente, como o menino na foto que eu não sei o nome dele (falha minha), mas que pediu uma foto e me abraçou sem ao nem me conhecer, mas que foi de um carinho e espontaniedade digno de um Anjo. Hoje agradeci pela milésima vez (eu acho) a DEUS, por me permitir um dia ter tido a capacidade de entender que meu Filho é uma Benção na minha vida e não um Castigo(conheci pessoas que acham isso), e que hoje me dá a oportunidade de conhecer um amor pleno e pessoas lindas que veem primeiro o outro e depois a si mesma. Gente 6º dia de Maravilhas, Obrigada Senhor!

2 comentários:

  1. Maravilha Emanoelle, adorei o blog!!!!! Parabéns pela sua dedicação e empenho, conte sempre comigo coo Secretária e como amiga. Abraços.
    Daniela Cardoso

    ResponderExcluir
  2. que bom que Gostou Daniela, sei que a luta é grande, mas eu vou seguir, assim como a informação vem me ajudando vou tentar levar pra todos aqueles que quizerem também.
    Obrigada e que Deus abençoe grandemente Tu e tua casa todos os dias. Conte comigo também, sempre.

    ResponderExcluir