participe deste Blog

domingo, 18 de setembro de 2011

PARTICIPAÇÃO DO GRUPO BATE PAPO AMIGOS DE AUTISTA (GBPAA) NO I SIMPÓSIO DE MEDIAÇÃO ESCOLAR E INCLUSÃO Evento promovido pelo Centro de Otimização praa Reabilitação do Autista - CORA, realizado no dia 17 de setembro de 2011, na Universidade UERJ. O tema discutido no Simpósio foi Mediação e inclusão Escolar - Levantando Possibilidades, encarando as dificuldades. Palestrantes convidados: Vânia Pavão , que abordou o tema " Atenção aos Disléxicos na escola" , Apresentou os critérios para diagnosticar a Dislexia, no qual se trata de um transtorno Cognitivo de origem Neurobiológica, onde a pessoa tem dificuldades extremas em assimilar a Leitura na escrita, pois o individuo não fixa o conteúdo pois não assimilar e por consequência não Aprende, muito dislexicos podem passar a vida toda sem ser alfabetizado. Demonstrou que o Foco Pedagógico não pode ser o Curriculum e sim o Aluno, criando meios para que este aluno consiga transpor suas barreiras, como implementar o estudo através de Tarefas e avaliações Orais, confirmar suas respostas em registros contínuos, sentar próximo a este aluno etc... Finalizou com a Frase " Se isso é um dom, quero devolve-lo ao Remetente" de Robert Frank, autor e psicologo disléxico, no qual ele se refere aos dados da antiguidade que dizia que ser disléxivo era um DOM.
2º Palestrante do dia: Cristina Alvarenga Silveira, do CRESCENDO Centro Integrado de Desenvolvimento Infantil - que abordou o Tema: " Um olhar FLOORTIME/ Transpsicomotor para o sujeito, suas potencialidades e singularidade" Explicou o processo de atendimento na instituição, no qual é baseado no sistema de TRANSDISCIPLINALIDADE, Coordenação de todas as disciplinas e interdisciplinas em um sistema inovado sobre uma anxiomática. Propondo uma finalidade em comum dos sistemas. " Para que a Transdisciplinalidade seja alcançada é preciso que Todos os Profissionais FUNDAMENTAIS, estejam RECIPROCAMENTE envolvidos num FOCO em comum, A CRIANÇA, todos situados nas suas áreas, mas também em atuação na área de cada um dos colegas." Cristina A. Silveira. Reconhecer o potencial de cada criança, verificar as necessidades básicas delas e trabalhar em conjunto. 3º Palestrante do Dia: Janete Rocha Cícero, do Instituto Nacional de Tecnologia - INT, que abordou o Tema: " Tecnologias para Inclusão do Aluno com Autismo"
falou sobre o software criado pela INT, todo voltado para inclusão tecnologica da pessoa com deficiência inclusive o Autista, junto com a coordenadora do projeto a Psicologa Dayse Serra (UFF), que idealizou junto com professores da rede pública e designers da INT, esta ferramenta. o nome do Programa, SIGESC AVA - ambiente virtual de aprendizagem cooperativa, roda em ambas as plataformas, Windows e Linux, é um sistema GRATUITO assim como o DOS/VOX. Em conversa com Janete, eu e Wanya Salientamos a iniciativa de trazer esta ferramenta e abordar em nossas palestras pelas escolas, e também como representante do Conselho, levar essa abordagem até a SEMDPDEF Daniela Marques, para que possamos juntos incluir nas redes municipais de ensino de nosso Municipio Nova Iguaçu, no qual Janete se colocou a inteira disposição para tal. Missão : " Estabelecer condições de acessibilidade, aprendizagem e desenvolvimento para inclusão da pessoa com autismo na Sociedade" ( Escola Municipal Especial Mariza Azevedo Catarino ) - Escola Modelo no tratamento do Autismo na Baixada Fluminense, que é pioneira na implantação do SIGESC AVA. 4º Palestrante: Rita Tavares - Psicóloga - Tema: " Como Lidar com Alunos TDAH e Transtorno Bipolar" apresentou partes referente aos procedimentos para trabalhar em terapias com os TDAH e as singularidades de uma pessoa com Transtorno Bipolar, com suas variações. basicamente o trabalho a ser executado pelas escolas segue os procedimentos de uma criança com TGD, utilizando o mesmo manual de informação do MEC e as averiguações do DSM-IV. Apoś o Break, se iniciou a Mesa Redonda, composta das palestrantes: Isabel Moura - SME/RJ Inst Mun Helena Antipoff, tema: Leis da Inclusão Natália Barbosa, CEI - Centro Educação Integrado - Tema: Adaptação Curricular Wanya Leite - GBPAA e AAPA - Regulamentação de Mediação Magda Fernandes - Escola Municipal Especial Mariza Azevedo Catarino Marly Tocantins - CDH Evento finalizado com Aplausos de todos os presentes, e de extrema importancia para todos também, porque muita informação foi fornecida para que juntos possamos cada um com suas avaliações utilizar, implementar, adaptar e colocar em prática com certeza.

Um comentário:

  1. Preciso urgentemente de tratamento e escola para meu filho autista...na Baixada Fluminense nova Iguaçu ou proximidade...grata

    ResponderExcluir