AAPA - Associação de Apoio a Pessoa Autista. Fazendo a Diferença com Amor e Respeito aos Autistas Acima de Tudo. GRUPO BATE PAPO AMIGO DOS AUTISTAS.
participe deste Blog
domingo, 18 de setembro de 2011
PARTICIPAÇÃO DO GRUPO BATE PAPO AMIGOS DE AUTISTA (GBPAA) NO I SIMPÓSIO DE MEDIAÇÃO ESCOLAR E INCLUSÃO
Evento promovido pelo Centro de Otimização praa Reabilitação do Autista - CORA, realizado no dia 17 de setembro de 2011, na Universidade UERJ.
O tema discutido no Simpósio foi Mediação e inclusão Escolar - Levantando Possibilidades, encarando as dificuldades.
Palestrantes convidados: Vânia Pavão , que abordou o tema " Atenção aos Disléxicos na escola" , Apresentou os critérios para diagnosticar a Dislexia, no qual se trata de um transtorno Cognitivo de origem Neurobiológica, onde a pessoa tem dificuldades extremas em assimilar a Leitura na escrita, pois o individuo não fixa o conteúdo pois não assimilar e por consequência não Aprende, muito dislexicos podem passar a vida toda sem ser alfabetizado.
Demonstrou que o Foco Pedagógico não pode ser o Curriculum e sim o Aluno, criando meios para que este aluno consiga transpor suas barreiras, como implementar o estudo através de Tarefas e avaliações Orais, confirmar suas respostas em registros contínuos, sentar próximo a este aluno etc...
Finalizou com a Frase " Se isso é um dom, quero devolve-lo ao Remetente" de Robert Frank, autor e psicologo disléxico, no qual ele se refere aos dados da antiguidade que dizia que ser disléxivo era um DOM.
2º Palestrante do dia: Cristina Alvarenga Silveira, do CRESCENDO Centro Integrado de Desenvolvimento Infantil - que abordou o Tema: " Um olhar FLOORTIME/ Transpsicomotor para o sujeito, suas potencialidades e singularidade"
Explicou o processo de atendimento na instituição, no qual é baseado no sistema de TRANSDISCIPLINALIDADE, Coordenação de todas as disciplinas e interdisciplinas em um sistema inovado sobre uma anxiomática. Propondo uma finalidade em comum dos sistemas. " Para que a Transdisciplinalidade seja alcançada é preciso que Todos os Profissionais FUNDAMENTAIS, estejam RECIPROCAMENTE envolvidos num FOCO em comum, A CRIANÇA, todos situados nas suas áreas, mas também em atuação na área de cada um dos colegas." Cristina A. Silveira. Reconhecer o potencial de cada criança, verificar as necessidades básicas delas e trabalhar em conjunto.
3º Palestrante do Dia: Janete Rocha Cícero, do Instituto Nacional de Tecnologia - INT, que abordou o Tema: " Tecnologias para Inclusão do Aluno com Autismo"
falou sobre o software criado pela INT, todo voltado para inclusão tecnologica da pessoa com deficiência inclusive o Autista, junto com a coordenadora do projeto a Psicologa Dayse Serra (UFF), que idealizou junto com professores da rede pública e designers da INT, esta ferramenta. o nome do Programa, SIGESC AVA - ambiente virtual de aprendizagem cooperativa, roda em ambas as plataformas, Windows e Linux, é um sistema GRATUITO assim como o DOS/VOX.
Em conversa com Janete, eu e Wanya Salientamos a iniciativa de trazer esta ferramenta e abordar em nossas palestras pelas escolas, e também como representante do Conselho, levar essa abordagem até a SEMDPDEF Daniela Marques, para que possamos juntos incluir nas redes municipais de ensino de nosso Municipio Nova Iguaçu, no qual Janete se colocou a inteira disposição para tal.
Missão : " Estabelecer condições de acessibilidade, aprendizagem e desenvolvimento para inclusão da pessoa com autismo na Sociedade"
( Escola Municipal Especial Mariza Azevedo Catarino ) - Escola Modelo no tratamento do Autismo na Baixada Fluminense, que é pioneira na implantação do SIGESC AVA.
4º Palestrante: Rita Tavares - Psicóloga - Tema: " Como Lidar com Alunos TDAH e Transtorno Bipolar"
apresentou partes referente aos procedimentos para trabalhar em terapias com os TDAH e as singularidades de uma pessoa com Transtorno Bipolar, com suas variações. basicamente o trabalho a ser executado pelas escolas segue os procedimentos de uma criança com TGD, utilizando o mesmo manual de informação do MEC e as averiguações do DSM-IV.
Apoś o Break, se iniciou a Mesa Redonda, composta das palestrantes:
Isabel Moura - SME/RJ Inst Mun Helena Antipoff, tema: Leis da Inclusão
Natália Barbosa, CEI - Centro Educação Integrado - Tema: Adaptação Curricular
Wanya Leite - GBPAA e AAPA - Regulamentação de Mediação
Magda Fernandes - Escola Municipal Especial Mariza Azevedo Catarino
Marly Tocantins - CDH
Evento finalizado com Aplausos de todos os presentes, e de extrema importancia para todos também, porque muita informação foi fornecida para que juntos possamos cada um com suas avaliações utilizar, implementar, adaptar e colocar em prática com certeza.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Preciso urgentemente de tratamento e escola para meu filho autista...na Baixada Fluminense nova Iguaçu ou proximidade...grata
ResponderExcluir