AAPA - Associação de Apoio a Pessoa Autista. Fazendo a Diferença com Amor e Respeito aos Autistas Acima de Tudo. GRUPO BATE PAPO AMIGO DOS AUTISTAS.
participe deste Blog
terça-feira, 27 de setembro de 2011
VIVÊNCIAS AUTÍSTICAS: Série: Mães de Autistas e suas Histórias - III - E...
VIVÊNCIAS AUTÍSTICAS: Série: Mães de Autistas e suas Histórias - III - E...: Quando leio essa variação de temas escritos pelo Nilton, sempre comento que ele quer mesmo é ver a choradeira das mães de autistas quando el...
quinta-feira, 22 de setembro de 2011
PARTICIPAÇÃO DO GRUPO BATE PAPO AMIGOS DE AUTISTAS / AAPA NO DIA NACIONAL DA LUTA DO DEFICIENTE - 21/09/2011
Caros amigos e amigas de Luta e vitória, como costumo dizer sempre claro. Ontem foi mais um marco na minha vida, após uma correria danada de boa em busca de patrocinio, preparação de camisas, folders, ter um banner jogado Fora por um pessoal esquisito da cabeça (eles não devem saber quanto custa, porque não saiu do bolso deles) e parara e perere...Ufa chegou o dia e a alegria de estar presente em um evento tão gratificante. Minha Parceira de Luta Wanya Leite não conseguiu a liberação do trabalhao, mas não deixou de comparecer e tentar nos ajudar, mas teve que se ausentar rápido, então fiquei no local de prontidão para atender a todos que chegassem, e foi MA RA VI LHO SO, atendi poucos pessoas mas com uma carga de positividade e energia que valeu por 100. Gentemmmm trazer o brilho no olhar da mãe do Igor, ou da Avó do Kaique é como a propaganda d cartão de crédito " NÃO TEM PREÇO". Ah conheci também a mãe dos Gêmeos David e Gabriel hoje com 15 anos, um com autismo clássico e o outro com Síndrome de Asperger e como Dna Maria Eugênia, outra companheira disse ontem "ESTA MÃE MERECE UM MONUMENTO EM FRENTE A CADA INSTITUTO DE TRATAMENTO", porque? eu respondo , sua filhinha de apenas 3 anos, foi diagnosticada aos 2 anos de idade com Hidrocefalia, é ou não é um SACODE daqueles ver que tem pessoas em grau de dificuldade muiiiito maior do que o nosso e que tá ai, rindo, cantando, chorando ao ver seu filho dançando no palco e o outro tocando Bateria Maravilhosamente, colocando qualquer outro profissional no chinelo? COLOCO AQUI OS MEUS MILHARES DE APLAUSOS E DE PÉ, para ALEXANDRA LÚCIA DOS SANTOS, você merece sim cada reconhecimento que essa vida as vezes muito pesada pode lhe consceder.
No evento estiveram as secretarias SEMUS, SEMED, SEMDPDEF, SEMASPV, a prefeita de Nova Iguaçu, Sheila Gama, o Pessoal das instituições ACENI, APAE,AACD, Pastoral, e nós Claro do GBPAA/ AAPA.
Bom esse foi só o início de muitos outros eventos que viram, mas com certeza tá marcado na minha mente, porque senti em meu coração que estou seguindo na direção certa, e isso só demonstra mais ainda que DEUS SÓ CONCEDE UM FILHO ESPECIAL PARA AQUELES QUE TEM CORAGEM DE MOSTRAR QUE NÃO TEM PODER NENHUM, MAS HUMILDADE PARA FAZER DE UM DEFICIENTE A VITORIA DE MUITOS DEFICIENTES...Por isso eu te agradeço Senhor todos os dias da minha vida, porque eu Sou Abençoada e toda HONRA E GLÓRIA da minha vida e do meu EROS é pra ti.
Obrigada a todos que riram comigo, que me ajudaram, porque chamo de família e podem crer no que digo, AGORA NINGUÉM ME SEGURA MAIS.
Beijos e até Breve...
Ah novidade chegando, nosso primeiro evento oficial em breve convite aqui e na página no Facebook.
AAPA - associação de Apoio a pessoa autista.
domingo, 18 de setembro de 2011
PARTICIPAÇÃO DO GRUPO BATE PAPO AMIGOS DE AUTISTA (GBPAA) NO I SIMPÓSIO DE MEDIAÇÃO ESCOLAR E INCLUSÃO
Evento promovido pelo Centro de Otimização praa Reabilitação do Autista - CORA, realizado no dia 17 de setembro de 2011, na Universidade UERJ.
O tema discutido no Simpósio foi Mediação e inclusão Escolar - Levantando Possibilidades, encarando as dificuldades.
Palestrantes convidados: Vânia Pavão , que abordou o tema " Atenção aos Disléxicos na escola" , Apresentou os critérios para diagnosticar a Dislexia, no qual se trata de um transtorno Cognitivo de origem Neurobiológica, onde a pessoa tem dificuldades extremas em assimilar a Leitura na escrita, pois o individuo não fixa o conteúdo pois não assimilar e por consequência não Aprende, muito dislexicos podem passar a vida toda sem ser alfabetizado.
Demonstrou que o Foco Pedagógico não pode ser o Curriculum e sim o Aluno, criando meios para que este aluno consiga transpor suas barreiras, como implementar o estudo através de Tarefas e avaliações Orais, confirmar suas respostas em registros contínuos, sentar próximo a este aluno etc...
Finalizou com a Frase " Se isso é um dom, quero devolve-lo ao Remetente" de Robert Frank, autor e psicologo disléxico, no qual ele se refere aos dados da antiguidade que dizia que ser disléxivo era um DOM.
2º Palestrante do dia: Cristina Alvarenga Silveira, do CRESCENDO Centro Integrado de Desenvolvimento Infantil - que abordou o Tema: " Um olhar FLOORTIME/ Transpsicomotor para o sujeito, suas potencialidades e singularidade"
Explicou o processo de atendimento na instituição, no qual é baseado no sistema de TRANSDISCIPLINALIDADE, Coordenação de todas as disciplinas e interdisciplinas em um sistema inovado sobre uma anxiomática. Propondo uma finalidade em comum dos sistemas. " Para que a Transdisciplinalidade seja alcançada é preciso que Todos os Profissionais FUNDAMENTAIS, estejam RECIPROCAMENTE envolvidos num FOCO em comum, A CRIANÇA, todos situados nas suas áreas, mas também em atuação na área de cada um dos colegas." Cristina A. Silveira. Reconhecer o potencial de cada criança, verificar as necessidades básicas delas e trabalhar em conjunto.
3º Palestrante do Dia: Janete Rocha Cícero, do Instituto Nacional de Tecnologia - INT, que abordou o Tema: " Tecnologias para Inclusão do Aluno com Autismo"
falou sobre o software criado pela INT, todo voltado para inclusão tecnologica da pessoa com deficiência inclusive o Autista, junto com a coordenadora do projeto a Psicologa Dayse Serra (UFF), que idealizou junto com professores da rede pública e designers da INT, esta ferramenta. o nome do Programa, SIGESC AVA - ambiente virtual de aprendizagem cooperativa, roda em ambas as plataformas, Windows e Linux, é um sistema GRATUITO assim como o DOS/VOX.
Em conversa com Janete, eu e Wanya Salientamos a iniciativa de trazer esta ferramenta e abordar em nossas palestras pelas escolas, e também como representante do Conselho, levar essa abordagem até a SEMDPDEF Daniela Marques, para que possamos juntos incluir nas redes municipais de ensino de nosso Municipio Nova Iguaçu, no qual Janete se colocou a inteira disposição para tal.
Missão : " Estabelecer condições de acessibilidade, aprendizagem e desenvolvimento para inclusão da pessoa com autismo na Sociedade"
( Escola Municipal Especial Mariza Azevedo Catarino ) - Escola Modelo no tratamento do Autismo na Baixada Fluminense, que é pioneira na implantação do SIGESC AVA.
4º Palestrante: Rita Tavares - Psicóloga - Tema: " Como Lidar com Alunos TDAH e Transtorno Bipolar"
apresentou partes referente aos procedimentos para trabalhar em terapias com os TDAH e as singularidades de uma pessoa com Transtorno Bipolar, com suas variações. basicamente o trabalho a ser executado pelas escolas segue os procedimentos de uma criança com TGD, utilizando o mesmo manual de informação do MEC e as averiguações do DSM-IV.
Apoś o Break, se iniciou a Mesa Redonda, composta das palestrantes:
Isabel Moura - SME/RJ Inst Mun Helena Antipoff, tema: Leis da Inclusão
Natália Barbosa, CEI - Centro Educação Integrado - Tema: Adaptação Curricular
Wanya Leite - GBPAA e AAPA - Regulamentação de Mediação
Magda Fernandes - Escola Municipal Especial Mariza Azevedo Catarino
Marly Tocantins - CDH
Evento finalizado com Aplausos de todos os presentes, e de extrema importancia para todos também, porque muita informação foi fornecida para que juntos possamos cada um com suas avaliações utilizar, implementar, adaptar e colocar em prática com certeza.
É com grande satisfação e alegria que compartilho com todos os amigos de luta a reportagem feita com a Fundadora do Grupo Bate Papo Amigos de Autistas, Wanya Leite, minha amiga e parceira na Fundação da nossa querida AAPA - Associação de Apoio a Pessoa Autista, Wanya concedeu esta entrevista em comemoração ao dia 21 de setembro, pois claro, ela é um exemplo de Luta e Dedicação na divulgação e melhorias para todos que recebem o diagnóstico.
Gostaria de salientar que nosso grupo presta Palestras em Escolas Gratuitamente, e algumas vezes conforme solicitação e necessidade de alguma instituição, cobramos apenas 1Kg de alimento não perecível que prontamente doamos para a instituição, gosto muito de dizer que "Uma mão Lava a outra e as duas juntas enxugam qualquer Lágrima", .
O Jornal foi o SERPRO, e de antemão agradeço em nome das 7 mulheres GBPAA e em breve mulheres AAPA pelo enorme carinho, compreensão e Ajuda que o grupo SERPRO presta a cada necessidade de voluntariado nesta causa. Juntem-se a nós também, cadastre-se no grupo pelo ORKUT ou pelo FACEBOOK,
ORKUT - batepapoautista@yahoo.com
FACEBOOK - AAPA - associação de apoio a pessoa autista.
Este Livro sai em setembro pela Editora Russell, porém não vai estar nas livrarias.
Os interessados podem escrever para villa.aspie@gmail.com.
Ana Parreira, autora, é psicóloga e descobriu, já na idade adulta, estar na condição de Asperger. Ana foi diagnosticada por médico, após ela própria se certificar dessa condição por meio de testes, estudo e contato com cientistas, pais de autismo e outros Aspies adultos.
“TANGO PARA OS LOBOS – Cantos proibidos de uma Aspie” não fala tecnicamente sobre os Aspergers, mas mostra muito sobre eles, principalmente sobre mulheres Aspies adultas - e suas possibilidades, dúvidas, limites e superações.
“Aspies in love”
A autora percorre agora instituições, escolas, empresas e grupos formados levando o seu recado e sua experiência como Aspie e como psicóloga estudiosa do assunto, por meio de cursos e palestras. O telefone para contato é 19 – 9185.0015 ou 19 – 2511.2443 (fixo), em Campinas SP. Em algumas instituições dedicadas ao autismo, a autora destina parte da renda para esta causa.
sexta-feira, 16 de setembro de 2011
Nova Iguaçu no Dia Nacional de Luta das Pessoas Deficientes
Apresentações culturais, serviços sociais e atividades em diversos bairros marcarão o Dia Nacional de Luta das Pessoas Deficientes em Nova Iguaçu. A programação principal será realizada no dia 21, na Praça Rui Barbosa, no Centro, e contará com a participação de todos os órgãos municipais. O evento foi batizado de "Dia da Cidadania Especial Iguaçuana", como explicou a secretária Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Semdpdef), Daniela Marques. "Este pode ser o ponto de partida para a conscientização da luta destas pessoas".
No Brasil, segundo o IBGE, 14,5% da população ou cerca de 24,5 milhões de pessoas têm algum tipo de deficiência. Para marcar a luta destas pessoas por inclusão social foi criada, em julho de 2005, a Lei Federal nº 11.133 "Esperamos que este ano a data represente um marco e Nova Iguaçu se torne referência na promoção de políticas de inclusão social", disse Daniela.
A programação terá início às 10h quando alunos da Escola Municipal Paul Harris e da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) se revezarão para apresentar espetáculos de dança. Depois quem sobe ao palco é o grupo da escola de circo da Casa do Menor São Miguel Arcanjo. Os estudantes do Ciesp Castorina Faria Lima também mostrarão o trabalho desenvolvido na unidade. A agenda cultural será encerrada com show do cantor e compositor Gabrielzinho do Irajá.
Ainda na Praça Rui Barbosa, serão oferecidos, durante todo o dia, serviços de estética, como cortes de cabelo gratuitos, emissão de documentos e inclusão em programas de assistência social. Na ocasião, a Semdpdef também cadastrará os portadores de deficiência no banco de dados da Prefeitura. "Contamos com um banco de dados para cadastrar pessoas com deficiências e encaminhá-las aos setores de trabalho, pois a demanda é muito grande por parte das empresas",concluiu a secretária Daniela.
A comemoração será estendida para as subprefeituras que exibirão filmes e farão palestras sobre o tema. Para participar, basta entrar em contato pelo endereço semdpdef.ni@gmail.com ou ligar para a Secretaria, no telefone 2667-7649.
sábado, 10 de setembro de 2011
Vamos engrossar o coro daqueles que irão enviar e-mails para os deputados da Alerj solicitando uma audiência pública em favor dos autistas. A data ainda nåo esta marcada mas acontecera' em outubro. Vamos te manter informados.
Aqui o que voce pode fazer entre hoje e dia 14 de outubro!
1. Enviar e-mails para os deputados da Alerj solicitando uma audiência pública em favor dos autistas ou enviar um email para todos deputados da ...ALERJ pedindo para votar SIM no Projeto de Lei nº 689/2011. Explique o por que esta lei e' importante para voce, familiares, e pessoas com autismo com quem voce trabalha.
Copy and paste no seu email.
claisemariazito@alerj.rj.gov.br; gersonbergher@alerj.rj.gov.br; lucinha@alerj.rj.gov.br; mailto:gracamatos@alerj.rj.gov.br; paulomelo@alerj.rj.gov.br; pedroaugusto@alerj.rj.gov.br; pedrofernandes@alerj.rj.gov.br; rafaelpicciani@alerj.rj.gov.br; robertodinamite@alerj.rj.gov.br; gustavotutuca@alerj.rj.gov.br; marcelosimao@alerj.rj.gov.br; rafaeldogordo@alerj.rj.gov.br; rogeriocabral@alerj.rj.gov.br; gilbertopalmares@alerj.rj.gov.br; inespandelo@alerj.rj.gov.br; niltonsalomao@alerj.rj.gov.br; robsonleite@alerj.rj.gov.br; zaqueuteixeira@alerj.rj.gov.br; gracapereira@alerj.rj.gov.br; enfermeirarejane@alerj.rj.gov.br; aspasiacamargo@alerj.rj.gov.br; xandrinho@alerj.rj.gov.br; marcosabrahao@alerj.rj.gov.br; dionisiolins@alerj.rj.gov.br; flaviobolsonaro@alerj.rj.gov.br; andreiabusatto@alerj.rj.gov.br; bebeto@alerj.rj.gov.br; brunocorreia@alerj.rj.gov.br; cidinhacampos@alerj.rj.gov.br; janiomendes@alerj.rj.gov.br; luizmartins@alerj.rj.gov.br; marcossoares@alerj.rj.gov.br; myrianrios@alerj.rj.gov.br; pauloramos@alerj.rj.gov.br; ricardoabrao@alerj.rj.gov.br; wagnermontes@alerj.rj.gov.br; andrecorrea@alerj.rj.gov.br; comtebittencourt@alerj.rj.gov.br; drjoseluiznanci@alerj.rj.gov.br; geraldomoreira@alerj.rj.gov.br; coroneljairo@alerj.rj.gov.br; marciopacheco@alerj.rj.gov.br; sabino@alerj.rj.gov.br; atilanunes@alerj.rj.gov.br; altineucortes@alerj.rj.gov.br; clarissagarotinho@alerj.rj.gov.br; fabiosilva@alerj.rj.gov.br; iranildocampos@alerj.rj.gov.br; migueljeovani@alerj.rj.gov.br; robertohenriques@alerj.rj.gov.br; samuelmalafaia@alerj.rj.gov.br; samuquinha@alerj.rj.gov.br; alessandrocalazans@alerj.rj.gov.br; joaopeixoto@alerj.rj.gov.br; alexandrecorrea@alerj.rj.gov.br;rosangelagomes@alerj.rj.gov.br; janirarocha@alerj.rj.gov.br; marcelofreixo@alerj.rj.gov.br; marcusvinicius@alerj.rj.gov.br;
thiagopampolha@alerj.rj.gov.br; waguinho@alerj.rj.gov.br
2. Compartilhe este evento no seu Facebook wall, Orkut, Twitter...
3. Compartilhe este evento online -de forma ativa (contate aquelas pessoas que voce sabe que tem interesse nesta assunto)-como pelos menos 5 pessoas e se for possivel auxilie aqueles que nao tem accesso a internet.
Para saber mais sobre o Projeto de Lei nº 689/2011, visite nossa pagina no facebook.
http://www.facebook.com/pages/Projeto-de-Lei-nº-6892011/272004066151156
quinta-feira, 8 de setembro de 2011
compartilhando este evento com os amigos, com certeza essa parte é um dos lados mais complicados para nossas crianças e são tão poucos profissionais que se comprometem em mudar e atuar no atendimento.
Sempre vou divulgar para todos a atuação desses profissionais.
!
Palestra Informativa
Dia 24/09 - 14:00
Tema: Autismo, Prevenção das Doenças Bucais.
Com a Dra Rosiléa Habibe
Coordenadora do Curso de Odontologia da UNIFOA
Local: APADEM
Av: Beira-rio, 413- Voldac- Volta Redonda- RJ
Tel: 24 33373683.
Evento gratuito!
PARTICIPEM !
SEMDPDEF: SEMDPDEF e SEMEL na OLIMPEDE 2011
SEMDPDEF: SEMDPDEF e SEMEL na OLIMPEDE 2011: A Olimpede (Olimpíada da Pessoa Deficiente) deste ano vai reunir três mil e 200 atletas especiais em Volta Redonda, de 16 a 19 de setembro, ...
sexta-feira, 2 de setembro de 2011
quinta-feira, 1 de setembro de 2011
1, 2 e 3 de dezembro / 2011
I CONGRESSO INTERNACIONAL DE AVALIAÇÃO E INTERVENÇÃO EM AUTISMO
Das investigações multiprofissionais às práticas clínicas institucionais e educacionais
São Paulo - SP
UNIFMU - campus Ibirapuera
Avenida Santo Amaro, 1239 - Vila Nova Conceição - São Paulo - SP
informações: memc@memc.com.br
Fone: 11 4242-2595 - 11 9547-1579 - FAX 11 4242-2296
SEMDPDEF: LEGISLAÇÃO PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA
SEMDPDEF: LEGISLAÇÃO PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA: Legislação Específica Lei 10.048/00
Dá prioridade de atendimento às pessoas portadoras de deficiência, os idosos com idade igual ou super...
Dá prioridade de atendimento às pessoas portadoras de deficiência, os idosos com idade igual ou super...
Coordenadoria dos Conselhos Municipais de Nova Iguaçu: "Inauguração do Espaço de Convivência CRDH - Rapha...
Coordenadoria dos Conselhos Municipais de Nova Iguaçu: "Inauguração do Espaço de Convivência CRDH - Rapha...: No dia 31 de agosto de 2011 , a partir das 18 horas, a ComCausa fará um 'Café no Ponto' para a inauguração do ' Espaço de Convivência...
WORKSHOP ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL E NATURAL – A SUBSTITUIÇÃO ALIMENTAR – Sem glúten, sem leite, sem açúcar, sem ovo.
DATA: 24/09, sábado, das 10 as 16 horas.
LOCAL: Av Fagundes Filho, 936 (perto do metrô São Judas) – SP – SP
CUSTO: R$120,00. Incluso: apostila com o conteúdo do workshop e diversas receitas, caneta, café da manhã e almoço com degustação dos pratos elaborados e sorteio de produtos fornecidos pelos parceiros Sabor de Saúde.
PROGRAMAÇÃO: Café da manhã com produtos Sabor de Saúde e dos Patrocinadores. Na sequencia, início da elaboração das receitas com Elisabeth e Danilo (Sabor de Saúde), e as orientações técnicas da nutricionista funcional Natália e do terapeuta holístico Danilo, finalizando com o almoço e bate papo final. TODAS AS RECEITAS ELABORADAS SÃO DEGUSTADAS.
INSCRIÇÕES: Para se inscrever, responda a esse e-mail manifestando interesse e receberá as informações para reservar sua vaga.
VAGAS LIMITADAS –mais informações em nosso site www.sabordesaude.com.br
PROJETO MOBILIDADE URBANA - CALÇADA ACESSÍVEL
LOCAL: FIRJAN / NI DATA: 29/08/2011
PALESTRANTE: ABCP - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA CIMENTOS PORTLAND
Mais uma iniativa privada, mas que vai trazer mudanças para todo o município que estiver com disposição para mudar, e nessa luta 4 municípios da área I da Firjan já deram a sua largada.
O objetivo deste evento foi fazer uma rede de contatos, e claro demonstrar para os municipios convidados como se desenvolve o projeto.
Como sou de Nova Iguaçu, vou falar do meu município, no ano passado participe do workshop de acessibilidade promovido pela ABCP no qual foi realmente uma experiência fenomenal, até porque o workshop prático é feito de forma inusitada, os participantes, tem que vivenciar naquele período o que é ser um Cadeirante e um deficiente Visual, com suas dificuldades e barreiras a serem vencidas.
Amigos foi muito difícil, se movimentar pelas calçadas do bairro onde trabalho "presa" a uma cadeira de rodas é praticamente impossível, desgastante, e porque não dizer até perigoso, aja visto que quase cai por 3 vezes e outras tantas não consegui entrar nos estabelecimentos sem ajuda, agora como deficiente Visual foi mais dramático ainda, não há condições nenhuma para ser um deficiente visual e andar sozinho, mas a experiência me serviu para abrir a minha mente e claro iniciar essa nova luta junto ao Conselho Municipal.
Neste dia na Firjan, estavam presentes Eu (Emanoele Freitas ) e a Secretaria da SEMDPDEF Daniela Marques, que está tão prontamente aberta a colher todas as informações para mudar as caracteristicas do nosso município com relação a qualidade de vida e autonomia das pessoas com deficiência, não é demagogia, as pessoas me falam " ah é governo, nao querem nada" , gente desculpa eu nao vejo dessa forma, porque eu vejo o ser humano, o governo tem suas limitações e barreiras sim, burocracia etc etc etc..., mas quando vejo o ser humano se colocando em prol de uma causa, as coisas pode até demorar, mas vai acontecer.
Bom com relação a Nova Iguaçu, nesse dia se fez o ponto de partida para a segunda etapa, que é a criação da cartilha do município baseado nos futuros projetos da cidade serem todos executados de acordo com as normas 9050.
Dados só por curiosidade:
EVOLUÇÃO POPULACIONAL NOS 9 MUNICIPIOS ANO 2000 - 1,492,221 E NO ANO DE 2010 - 1,626,369
NOVA IGUAÇU EM 2000 - 796,257 AGORA EM 2010 - 920,599
PESSOAS COM DEFICIÊNCIA EM NOVA IGUAÇU EM 2010 - APROXIMADAMENTE 63,700 PESSOAS ....ISSO É A ESTIMATIVA POR BAIXOOOO.
NORMA 9050 - DIZ : O deficiente tem que ter sua AUTONOMIA.
OBS: SE CADA MUNICIPIO CUMPRISSE AS NORMAS 9050 E O DECRETO 5296/04 - O AUMENTO NO COMÉRCIO SERIA DE 40%.Porque as pessoas poderiam sair de suas casas no momento que quizesse e nao quando tivesse alguem que o ajudasse.
TODOS TEM DIREITO A SUA CIDADANIA, E TAMBÉM A SUA AUTONOMIA E DIGNIDADE.
Sucesso e Saúde pra todos.
Assinar:
Postagens (Atom)